Porto de Santos pode ganhar terminal de fertilizantes em 2027
Projeto depende da transferência de área do terminal de passageiros, que deverá ser assinada em junho.
O ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), detalhou o plano de investimentos para os próximos 5 anos no Porto de Santos. Além do túnel Santos-Guarujá, uma obra aguardada há décadas pela região e já confirmada no Novo PAC, chamou a atenção o orçamento de R$ 1,4 bilhão reservado para a transferência do terminal de passageiros, hoje instalado na região do Macuco, para a região do Valongo.
A iniciativa faz parte do projeto Parque Valongo, conduzido pela Prefeitura de Santos em parceria com a Autoridade Portuária, que visa revitalizar a área central da cidade de Santos e transformar o local em um polo turístico regional. As obras já iniciaram e a primeira etapa deverá ser entregue no segundo semestre deste ano.
O Concais, como é conhecido, tem importância estratégica para o sucesso do projeto, levando movimentação de pessoas e turismo ao Centro Histórico de Santos. O terminal movimentou 885 mil passageiros na temporada 2022/2023 e já demonstrou interesse na transferência de área, porém, necessita de compensação financeira para viabilizar as obras necessárias na troca.
O Governo Federal tem a expectativa de assinar o termo de transferência em junho de 2024 e a projeção é de que a mudança de local seja concluída em 3 anos. Além de resolver a questão turística, a transferência do Concais abre espaço para um novo terminal portuário no espaço atual, possivelmente para movimentação de fertilizantes, uma demanda dos operadores portuários no Porto de Santos.
Segundo o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), “É uma área nobre, não para passageiros, mas para outras atividades como fertilizantes que já ocorre ali e há uma demanda reprimida no Porto de Santos. A expectativa é que se tenha uma concessão para uma operação de fertilizantes”.