Porto do Rio de Janeiro recebe 163 milhões para obras de dragagem

Medida visa aumentar a capacidade de transporte o porto para receber os navios de grande porte.


Foto: Divulgação

Com um investimento total de 163 milhões de reais, a empresa PortosRio está executando obras de dragagem para aprofundar o canal de acesso do porto do Rio de Janeiro de 15,5 para 16,2 metros. Essa iniciativa visa não apenas aumentar a capacidade de transporte, mas também preparar o local para receber os navios do futuro.

A conclusão da obra de dragagem não só fortalece a infraestrutura portuária, mas também impulsiona a economia local e nacional. Com o novo calado homologado, o Porto do Rio de Janeiro estará apto para operar os imponentes navios New Panamax, de 366 metros de comprimento e capacidade para cerca de 15 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit).

A draga Galileo Galilei desempenha um papel central nesse empreendimento, movendo toneladas de sedimentos e detritos para aprofundar o canal. Em colaboração estreita com a PortosRio, a draga opera incansavelmente para moldar o futuro do porto e da cidade.

Com a obra de dragagem e o novo calado, o Porto do Rio de Janeiro se destaca como um dos principais portos do Brasil e do mundo, pronto para receber os navios de grande porte. A obra deve ser entreguem em agosto de 2024. 

Fonte: MPor

Redação

A revista digital Porto Nosso é movida por quem vive o mundo fascinante da Logística e Comércio Exterior, com o propósito de trazer informações e análises detalhadas para profissionais e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *