Porto de São Francisco recebe viagem inaugural de cargueiro chinês

O navio Yong Jiang custou R$ 225 milhões e carregou 66 mil toneladas de soja com destino à China.


Foto: Divulgação Porto de SFS

O Porto de São Francisco do Sul recebeu na semana passada o navio Yong Jiang em sua viagem inaugural (conhecido como “maiden voyage”). O cargueiro chinês saiu do estaleiro em maio e fez a sua primeira viagem diretamente para o terminal portuário do Norte catarinense, de onde voltará para a China com 66 mil toneladas de soja, num percurso que demora 35 dias.

O navio modelo Bulk Carrier, tem 229 metros de comprimento e capacidade para 83 mil toneladas. Fabricado em Nantong (China) por um consórcio de armadores da China (Nantong Cosco) e Japão (KHI Ship), a moderna embarcação custa aproximadamente 40 milhões de dólares, cerca de R$ 225 milhões.

A chegada da embarcação coincidiu com o aniversário do Porto de São Francisco, que comemorou 69 anos, neste 1º de julho. Os 21 tripulantes do navio, todos de nacionalidade chinesa, foram recepcionados pelos diretores do terminal, Guilherme Medeiros (Operações) e Lindomar Dutra (Administração), que entregaram uma placa comemorativa ao comandante Xu Mingang. A honraria é uma tradição na “cultura marítima”: o primeiro porto onde o navio atraca faz uma homenagem pela “maiden voyage”.

Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, a chegada da embarcação ‘zero quilômetro’ demonstra que São Francisco está definitivamente inserido no contexto internacional do transporte de mercadorias. “A vinda do navio Yong Jiang, na sua viagem inaugural, é prova do prestígio dos portos catarinenses e confirma a confiança no trabalho eficiente da equipe do nosso Porto, dos nossos agentes marítimos e dos operadores portuários que aqui atuam”.

Fonte: Assessoria Porto SFS

Redação

A revista digital Porto Nosso é movida por quem vive o mundo fascinante da Logística e Comércio Exterior, com o propósito de trazer informações e análises detalhadas para profissionais e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *