Associação Comercial de Santos recebe “Expo Museu do Porto de Santos”

Iniciativa tem entrada gratuita e exibe uma parte do acervo histórico cedido pela Autoridade Portuária.


Foto: Divulgação

A partir do dia 12 de abril, a Associação Comercial de Santos abrirá suas portas para receber a “Expo Museu do Porto de Santos”. A abertura oficial será às 18 horas, com a presença do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e do presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Mauro Sammarco.

A iniciativa é resultado de uma parceria com a Autoridade Portuária de Santos, que cedeu alguns itens que compõem o “Museu do Porto”, situado em sua sede desde 1989. O museu abriga um acervo de aproximadamente 2 mil itens, incluindo documentos, fotografias, instrumentos náuticos, ferramentas e uma série de raridades que preservam e narram detalhes da história e do desenvolvimento do Porto e da cidade de Santos ao longo dos anos.

Localizada na entrada principal da entidade, a mostra será dividida em setores, proporcionando aos visitantes a oportunidade de fazer uma verdadeira viagem no tempo por meio de peças emblemáticas, como timões, bússolas, escafandros e outras relíquias.

Para Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos, sediar esta exposição tão significativa é uma honra. “Este museu não apenas narra a história do maior porto da América Latina, mas também a história da cidade e de seu povo. Com as peças que temos aqui, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história e os detalhes por dentro da principal porta de entrada e saída de mercadorias do país”, enfatizou Sammarco.

A “Expo Museu do Porto de Santos” estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Associação Comercial de Santos, localizada na Rua XV de Novembro, 137, Centro, Santos/SP.

Sobre o Museu do Porto de Santos

Inaugurado em 1989, foi reaberto após a pandemia em junho do ano passado. O Museu está localizado nas residências onde residiam os engenheiros da antiga Companhia Docas de Santos, responsáveis pela construção das primeiras instalações portuárias. Com um acervo de aproximadamente 2 mil itens, incluindo documentos, fotografias, instrumentos náuticos e ferramentas, o museu também abriga inúmeras raridades que preservam e contam os detalhes da história do Porto de Santos.

Fonte: SOPESP

Redação

A revista digital Porto Nosso é movida por quem vive o mundo fascinante da Logística e Comércio Exterior, com o propósito de trazer informações e análises detalhadas para profissionais e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *