Porto de Paranaguá comemora 89 anos com recorde histórico

Referência nacional em exportação de grãos, porto movimentou 65 milhões de toneladas em 2023.


Foto: Claudio Neves

O Porto de Paranaguá comemorou 89 anos de história neste domingo (17). Com mais de 6 mil metros de cais e píeres, o terminal segue crescendo em números de movimentação e se consolidando como referência nacional do setor. O destaque neste aniversário vai para o recorde histórico de movimentação anual, de 65 milhões de toneladas, ocorrido em 2023.

Já o destaque nacional vai para a movimentação de cargas do complexo soja (farelo, grãos e óleo) em janeiro de 2024. De acordo com o sistema para consultas de dados do comércio exterior brasileiro (Comex Stat), 37,5% da exportação brasileira de soja saiu pelo Porto de Paranaguá. Em segundo lugar está o Porto de Santos, com 20,9% do total.

“Agradeço a força da nossa comunidade, que faz com que cheguemos nesses 89 anos com destaques e uma movimentação muito expressiva. Isso aconteceu graças aos esforços dos trabalhadores, da comunidade e dos empresários que acreditam e investem no Paraná”, afirma o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Destaco a todos e esperamos que a força da comunidade prevaleça. Mais resultados aparecerão e a nossa roda vai seguir cada vez virando mais forte”.

O Porto de Paranaguá segue movimentando a todo o vapor e com a expectativa de novos recordes. “A meta de crescimento para 2024 é de 2% a 3% do total movimentado em 2023. É uma meta audaciosa, mas seguimos confiantes, focando em inteligência logística e investimentos”, afirma Garcia.

Entre os investimentos estão os arrendamentos na área portuária. O mais recente é o do PAR-09, que foi arrematado em novembro de 2023 pelo Fundo de Investimento Q-PAR09. A empresa deverá investir R$ 910 milhões em melhorias de infraestrutura nos próximos cinco anos e gerar 150 empregos diretos. A previsão é que novos leilões ocorram ainda este ano.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Redação

A revista digital Porto Nosso é movida por quem vive o mundo fascinante da Logística e Comércio Exterior, com o propósito de trazer informações e análises detalhadas para profissionais e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *