BBM Logística incentiva ideias e projetos para fomentar a inovação
Empresa quer buscar formas criativas dentro da própria organização melhorar eficiência operacional, práticas ESG, gestão de pessoas, experiência do cliente e produtividade.
A BBM Logística (BBML3), uma das maiores operadoras de transporte rodoviário de cargas do Brasil e do Mercosul, criou um programa de inovação para promover a melhoria contínua da organização ao incentivar o compartilhamento de novas ideias e soluções por parte dos funcionários.
Chamado de BBMInX, o objetivo é facilitar o envolvimento de todos os colaboradores no processo de inovação da empresa, a partir do desenvolvimento de projetos com capacidade de gerar ganhos de produtividade e redução de custo, visando a melhoria dos processos da companhia.
O programa é aberto a contribuições nas seguintes categorias: eficiência operacional, ESG, gestão de pessoas, experiência do cliente e aumento de produtividade.
De acordo com Francieli Tartari, diretora de tecnologia e inovação da BBM, além de incentivar a cultura de inovação, o programa foi criado para fomentar o senso de dono dos funcionários ao evidenciar o protagonismo de cada um para o sucesso do negócio.
“Vamos desmistificar o pensamento de que a inovação é algo caro ou difícil de sair do papel, promovendo uma mentalidade de aprendizado frequente e melhoria constante para tornar a cultura ágil um mindset comum na companhia”, destaca Francieli.
Os projetos submetidos serão avaliados conforme critérios como a complexidade de execução e o custo do projeto, além do potencial de retorno financeiro, redução de custos de processos, ganhos de produtividade operacional e satisfação dos clientes e melhorias relacionadas a impactos ambientais, saúde e segurança no ambiente de trabalho e no clima organizacional.
Orgulhoso, o presidente da BBM Logística, Antonio Wrobleski, afirma que o programa de inovação BBMInX é mais uma forma de gerar vantagem competitiva para a empresa. “Queremos melhorar cada vez mais os processos operacionais e de negócios existentes, além de incentivar a criação de produtos e serviços diferenciados”, aponta o executivo, ressaltando que o objetivo final é deixar a empresa ainda mais pronta para dar respostas rápidas às mudanças no ambiente de negócios.