Stellantis representa 75% da movimentação do Porto de Suape

Transporte de carros cresceu depois da instalação do Polo de Goiana (PE), fábrica impulsionada por regime automotivo.


De janeiro a outubro deste ano, a Stellantis foi responsável por 75% da movimentação de carros e por todas as exportações de veículos do Porto de Suape, localizado em Pernambuco. Ao todo, foram 50.721 veículos embarcados. Um crescimento de 49% na comparação com os números da montadora no mesmo período de 2022. Os dados foram levantados pelo complexo portuário, a pedido da Stellantis.

O Complexo Portuário Industrial Governador Eraldo Gueiros, nome oficial do porto, escoa parte da produção automotiva das fábricas de Betim (MG) e Goiana (PE) para México e Argentina, além de outros mercados da América do Sul. No último mês de maio, houve um carregamento recorde, com 3.000 unidades. Em 8 anos de operação, o polo pernambucano exportou mais de 200 mil carros.

Impulsionada pelos Regimes Automotivos Regionais, a implementação da planta fabril no Estado nordestino fomentou o crescimento do Porto de Suape, que aumentou em 137% o transporte de veículos de 2014 a 2022. A operação da Stellantis na região começou em 2015.

O complexo portuário é um dos principais do Nordeste. Segundo dados próprios, o porto já atraiu mais de R$ 74 bilhões de investimentos privados e criou 17.500 empregos diretos.

Leia mais no infográfico abaixo:

A Stellantis está enquadrada nos Regimes Automotivos Regionais, com direito a um crédito presumido de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Inicialmente criado para impulsionar a industrialização na região Nordeste, o regime automotivo foi estendido para a região Centro-Oeste. Até 2021, 6 montadoras e indústrias de autopeças estavam enquadradas, instaladas nos Estados de Pernambuco, Bahia, Ceará e Goiás. Duas delas deixaram de operar no Brasil há 2 anos, retirando-se da Bahia e do Ceará.

Fonte: Poder 360

Redação

A revista digital Porto Nosso é movida por quem vive o mundo fascinante da Logística e Comércio Exterior, com o propósito de trazer informações e análises detalhadas para profissionais e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *