Portos de São Francisco e Itapoá já podem receber navios maiores

A autorização foi concedida, no início de dezembro, pela Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, após reuniões junto à Marinha do Brasil, diretorias dos portos e representantes da praticagem local.


Foto: Gustavo Rotta

O Complexo Portuário de São Francisco do Sul foi autorizado a receber embarcações com até 51 metros de largura. A permissão, que entra em vigor na próxima semana, beneficia os portos de São Francisco e Itapoá.

A autorização foi concedida, no início de dezembro, pela Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, após reuniões junto à Marinha do Brasil, diretorias dos portos e representantes da praticagem local. Até agora, a largura máxima permitida no Complexo era de 49 metros de boca.

A ação demonstra que a comunidade portuária francisquense está engajada para que as operações continuem a crescer de forma organizada e sustentável, avalia o diretor de Operações e Logística do Porto de São Francisco, Pablo Fonseca.

“Essa conquista é apenas o começo: após obtermos a autorização para atracações de embarcações desse porte, nosso próximo passo é viabilizar a obra da dragagem de aprofundamento do canal de acesso, colocando o complexo portuário em condições ideais para receber os navios de 366 metros de comprimento”, afirmou ele. Fonseca prevê que a dragagem, com custo de R$ 290 milhões, seja iniciada já em 2024.

Ele explica, ainda, que após a realização de cada manobra com navios de 51 metros de largura, serão encaminhados relatórios técnicos à Delegacia da Capitania dos Portos de SC, buscando obter a homologação definitiva para esse tipo de operação.

Fonte: Porto de São Francisco do Sul

Redação

A revista digital Porto Nosso é movida por quem vive o mundo fascinante da Logística e Comércio Exterior, com o propósito de trazer informações e análises detalhadas para profissionais e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *