Inova Portos: Paranaguá será sede da 5ª edição do evento em 2024

Evento tem como objetivo fomentar a cultura de inovação em portos, tendo como público-alvo os colaboradores dos portos públicos, atores do cenário de inovação, representantes de startups com foco em soluções portuárias.


A Portos do Paraná promoverá a 5ª edição do Inova Portos, em 2024, evento que pela primeira vez será sediado em Paranaguá. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25) pelo gerente de Arrendamentos da empresa pública, Rossano Reolon, durante a 4ª edição do Inova Portos, realizada em Santos. O evento é reconhecido o maior de tecnologia portuária do Brasil e tem como objetivo fomentar a cultura de inovação, tendo como público-alvo os colaboradores dos portos públicos, atores do cenário de inovação, representantes de startups com foco em soluções portuárias.

“Trazer o conceito inovação para a realidade portuária é buscar novas tecnologias que irão agregar valor ao negócio. Além de atender a uma necessidade real, no caso dos portos isso deverá se traduzir em maior eficiência”, afirmou Rossano.

Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, Paranaguá sediar a 5ª edição do Inova Portos mostra a importância da inovação e do investimento em tecnologia realizado pela empresa pública paranaense, que também contribui para o aprimoramento dos portos brasileiros. “A procura de soluções inovadoras é essencial para atender com qualidade os clientes e para que os portos paranaenses continuem gerando resultados positivos, integrados com a comunidade portuária do Estado”, diz Garcia.

“Internamente, no Brasil, os terminais paranaenses já têm destaque como portos de vanguarda quando o assunto é inovação. Atualmente, também fora do Brasil, a Portos do Paraná tem sido reconhecida como gestão portuária que busca o desenvolvimento tecnológico”, afirmou.

A Portos do Paraná tem trabalhado em soluções inovadoras e tecnológicas como o Port Community System (PCS) e Port Collaborative Decision Making (PortCDM), que estão em implantação. Em fase de teste, o PortCDM é uma proposta de gerenciamento das operações marítimas em tempo real, com o objetivo de otimizar o fluxo das operações e a troca de informação entre os envolvidos no processo de entrada e saída de navios nos portos do Paraná – praticagem, rebocadores, amarradores, Anvisa e Receita Federal.

Já o PCS da Portos do Paraná é uma plataforma eletrônica de troca de dados entre a comunidade portuária. Busca conectar múltiplos sistemas usados por diferentes organizações envolvidas na atividade, o que integra as informações de toda cadeia logística e promove eficiência por meio da redução de tempos e custos.

O Inova Portos é um evento anual realizado no Brasil, que reúne especialistas, empresários, acadêmicos e autoridades do setor portuário para discutir as últimas tendências e inovações no setor transporte marítimo e portuário.

Desde 2022 houve quatro edições do evento. A cultura de inovação no setor portuário brasileiro foi o tema da primeira, no Porto de Itaqui (Maranhão), com a segunda edição no mesmo ano, no Porto de Santos (SP). Já em 2023, foram realizadas duas edições, no Porto de Itajaí (SC), em abril, e nesta semana em Santos, novamente.

Redação

A revista digital Porto Nosso é movida por quem vive o mundo fascinante da Logística e Comércio Exterior, com o propósito de trazer informações e análises detalhadas para profissionais e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *