Localfrio anuncia mudança de marca e plano de crescimento

Empresa chega aos 70 anos e mira faturamento de R$ 1 bilhão.


A Localfrio, um dos mais tradicionais operadores logísticos do Brasil, chega aos 70 anos com nova marca e plano de crescimento. A companhia passa a se chamar Movecta e projeta investimentos de ao menos R$ 100 milhões nos próximos três anos. A injeção de capital somada a outros esforços tem o objetivo de levar a companhia ao clube das empresas com faturamento anual superior a R$1 bilhão.

“A mudança de marca reflete muito melhor quem somos atualmente. Embora sejamos relevantes na logística de cadeia fria, que emprestou nome ao negócio original, hoje nossas operações são muito mais diversificadas e atendemos diferentes setores da economia. A nova marca expressa a nossa proposta de valor de oferecer uma solução completa logística do porto à porta dos clientes”, explica Rodrigo Casado, CEO e presidente da Movecta.

Único operador logístico com terminais alfandegados localizados nos principais hubs marítimos de comércio exterior no país (Santos, Suape e Itajaí), a Movecta se destaca também por ser dona do único terminal alfandegado frigorificado do Porto de Santos. A companhia é também um dos maiores operadores logísticos de produtos químicos do país e, no porto de Suape, detém a liderança de cargas de projeto para grandes parques eólicos do Norte e Nordeste.

A empresa vive um momento de forte expansão dos negócios. “Em 2020, a companhia faturou R$ 319 milhões. Este ano, o faturamento projetado deve superar a marca dos R$ 700 milhões. “Vamos mais que dobrar o tamanho da companhia, o que cria as condições para buscarmos a marca de R$ 1 bilhão de faturamento nos próximos ciclos”, diz Casado.

Para crescer de forma estruturada, a Movecta planeja investir de 4% a 5% da receita liquida anual na operação, o que pode superar os R$ 100 milhões nos próximos três anos. “Estamos com a operação eficiente, com o caixa saudável e com apetite para crescer”, aponta Casado. O crescimento virá por meio da execução das ações definidas no planejamento estratégico da companhia, que continuará também atenta às oportunidades de mercado.

A estratégia da empresa segue focada na oferta de soluções logísticas seguras para operações de alta complexidade, no ganho de produtividade, aumento da eficiência operacional, diversificação geográfica e uma maior atenção à gestão de serviços.

“Hoje somos a única empresa com presença relevante nos portos de Santos, Itajaí e Suape e vamos continuar buscando formas de expandir nossa oferta de valor para os clientes de segmentos estratégicos, tais como químico, fármaco, cadeia fria, bebidas, bens de consumo, eletrônicos, energia renovável, entre outros” diz Casado.

Para expandir e melhorar a oferta de soluções para os clientes, a companhia inaugurou esse ano a operação de um centro de distribuição em Itajaí e ampliou sua unidade em Lages, que passou de 22 mil para 34 mil metros quadrados, ambos localizados no estado catarinense.

Redação

A revista digital Porto Nosso é movida por quem vive o mundo fascinante da Logística e Comércio Exterior, com o propósito de trazer informações e análises detalhadas para profissionais e empresas.