APS quer incentivar inovação tecnológica no Porto de Santos

Dentre os destaques, a destinação de 70 bolsas de pesquisa (até nível de doutorado).


A Autoridade Portuária de Santos (APS) recebeu, nesta sexta-feira (06), representantes de nove entidades educacionais, para apresentar os Programas de Inovação Aberta e de Incentivo à Pesquisa Aplicada. São iniciativas destinadas a catalisar o desenvolvimento de um ecossistema portuário e logístico inovador no Porto de Santos, avançar na agenda de transformação digital, na implementação de tecnologias disponíveis e criação soluções e oportunidades de negócios no setor.

A diretora de Administração da APS, Bernadete Bacellar do Carmo Mercier, representou a diretoria na apresentação. “Vamos fazer um cadastramento das universidades e selecionar 70 alunos com projetos de iniciação científica, conclusão de graduação, dissertação de mestrado ou tese de doutorado”, explicou a diretora. “Este encontro representa a união com os representantes das instituições, para explicarmos o objetivo, indicarmos as etapas, e abrindo espaço para que contribuam com a concepção do programa”, completou Bernadete.

O Programa de Inovação Aberta busca criar um ambiente fértil para o desenvolvimento de ideias inovadoras e soluções práticas para desafios portuários. Os principais objetivos do Programa são:
– a criação de um ecossistema de inovação portuário e logístico, com um ambiente propício para a inovação, incentivando a colaboração entre empresas, instituições de ensino e pesquisadores para promover o desenvolvimento tecnológico no Porto de Santos;
– avançar na agenda de transformação digital no setor portuário, adotando tecnologias de ponta para otimizar operações e melhorar a eficiência;
– desenvolver novas soluções e oportunidades de negócio, estabelecendo parcerias estratégicas com empresas, realizando eventos, programas de estágio em inovação e convênios com instituições de ensino.

70 bolsas

Por sua vez, o Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada oferece até 70 bolsas para pesquisa durante 24 meses, incentivando a produção científica aplicada em diversas áreas, como gestão da cadeia logística, sustentabilidade ambiental, segurança portuária, dentre outros. As instituições de ensino credenciadas terão acesso exclusivo ao vasto ecossistema portuário e logístico do Porto de Santos, além de apoio acadêmico e orientação especializada para os alunos contemplados.

Participaram da apresentação no auditório da Presidência da APS as entidades: Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH-USP), Universidade Católica de Santos (Unisantos), Universidade Federal da São Paulo (Unifesp), Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Universidade Paulista (Unip), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Santa Cecília (Unisanta), Strong Business School, bem como a Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep).

Redação

A revista digital Porto Nosso é movida por quem vive o mundo fascinante da Logística e Comércio Exterior, com o propósito de trazer informações e análises detalhadas para profissionais e empresas.