Marketing Pessoal bem feito pode gerar bons resultados
Para o palestrante Alexandre Slivnik, a aplicação do conceito pode trazer uma série de benefícios e estabelecer profissionais no mercado de trabalho.
Diversos caminhos podem levar alguém a se destacar profissionalmente e tornar-se uma referência no mercado. Mas para que isso reflita em resultados ainda mais positivos, é necessário apostar no conceito de marketing pessoal.
De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), que realiza cursos e palestras há vinte anos, o conceito que foi criado em meados do século XX é uma estratégia de autovalorização. “O marketing pessoal pode ajudar profissionais a terem mais destaque no trabalho. Ele nasceu da necessidade de se enxergar como uma espécie de mercadoria, que precisa se valorizar e evoluir para não perder espaço perante a concorrência. Isso está diretamente ligado à forma de se vestir, pensar e agir nas redes sociais ou no ambiente de trabalho. É importante mostrar quem somos verdadeiramente, mas é preciso ter cuidado para não ser artificial e, até mesmo, soar como uma pessoa arrogante”, pontua.
Para o palestrante, o ditado “quem não é visto, não é lembrado” é uma das definições práticas desse conceito. “O marketing pessoal nada mais é do que uma oportunidade para que as pessoas lembrem de quem somos, abrindo as portas para que possamos deixar nossa marca e nosso legado no mundo. Ele gera novas oportunidades de negócio, podendo alavancar de vez a carreira de profissionais das mais diversas áreas”, relata.
O inglês heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, é um dos grandes exemplos de fortalecimento de marketing pessoal. O piloto é um dos maiores representantes da luta antirracista e, consequentemente, conecta sua imagem a essa causa de grande importância, conquistando admiradores ao redor do mundo que o enxergam como referência nessa pauta. “Não que ele faça essas ações para se promover, mas ele é promovido automaticamente ao abraçar causas que verdadeiramente acredita”, aponta Slivnik.
Ainda assim, qualquer pessoa pode desenvolver habilidades nesse sentido. “Independentemente da profissão, o marketing pessoal, quando bem praticado, atua em prol do profissional, ajudando-o a construir a carreira que deseja. Ao valorizar as suas habilidades e os seus diferenciais, ele possibilita um primeiro emprego, um aumento ou, até mesmo, a tão desejada promoção. Não se trata de ganhar apenas visibilidade, mas sim construir uma imagem relevante e de autoridade”, argumenta o palestrante.
O vice-presidente da ABTD acredita que existem alguns passos fundamentais para uma boa gestão de marketing pessoal. “Primeiramente, saiba quem você é para que possa falar sobre si mesmo com autoridade. Com isso em mente, tenha um cuidado com sua própria imagem em relação a saúde, vestimentas e modo de falar, pois isso se traduz em como as pessoas observarão sua postura. Esteja sempre antenado em relação aos principais acontecimentos ao redor do planeta e, por último, tenha sempre amor próprio. Assim, você consegue usar o marketing pessoal para que as pessoas lembrem de você eternamente”, finaliza.
Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education – Boston / EUA).