Bracell bate recorde mundial de produção de celulose

Filial brasileira do grupo asiático RGE alcançou produção expressiva em sua nova fábrica de celulose em São Paulo.


A nova fábrica da Bracell em Lençóis Paulista/SP, que iniciou as operações em setembro deste ano, atingiu um fato notável: a Linha 2A produziu 4.385 adt no dia, configurando o novo recorde mundial de produção de celulose em linha única com uma máquina de secagem.

A Bracell faz parte do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. Neste contexto, parte significativa da produção de celulose solúvel da nova fábrica será consumida internamente a fim de atender aos planos de crescimento do grupo.

O ambicioso projeto da nova fábrica no interior paulista pretende alcançar a produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose solúvel ou até 3 milhões de toneladas de celulose kraft por ano. A empresa pretende se consolidar como a maior produtora de celulose solúvel do mundo.

A logística de transporte da celulose produzida na nova fábrica inclui caminhões, trens e navios. O primeiro ciclo da carga será feito por caminhão entre Lençóis Paulista e um terminal intermodal na cidade de Pederneiras. Quando a planta estiver em pleno funcionamento, serão utilizados em média 150 veículos por dia para completar o percurso. A carga será transportada por ferrovia do terminal de Pederneiras até o porto de Santos, cerca de 510 quilômetros, que deverão ser percorridos em cinco dias de ida e volta. O transporte será feito por 463 vagões adquiridos pela Bracell.

Redação

A revista digital Porto Nosso é movida por quem vive o mundo fascinante da Logística e Comércio Exterior, com o propósito de trazer informações e análises detalhadas para profissionais e empresas.