Antaq avança 120 posições em ranking de governança do TCU
Entre as 11 agências reguladoras federais, a ANTAQ teve o segundo melhor desempenho.
A ANTAQ conseguiu 74,8% no Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (IGG21), numa escala de 0 (0%) a 1 (100%). A porcentagem indica que o IGG da Agência está aprimorado. É o que aponta relatório encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU), que vem realizando, sistematicamente, levantamentos para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas relativas ao tema.
Para o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, o resultado mostra o empenho da autarquia ao longo dos anos na melhoria dos quesitos de governança e de gestão pública que são avaliados pela Corte de Contas. “Entre 2018 e 2021, conseguimos avançar mais de 120 posições. Isso demonstra o nosso empenho para melhorar e aperfeiçoar processos e procedimentos relacionados às boas práticas de governança. Com isso, entregamos um serviço ainda melhor à sociedade e ao país”.
Neste ano, 378 organizações públicas (administração direta, autarquias, empresas públicas, universidades, tribunais regionais federais) participaram do levantamento com respostas válidas, e a ANTAQ ficou com a 37ª posição na classificação geral e, em 2º lugar, em relação às 11 agências reguladoras federais.
A Agência vem evoluindo ao longo dos anos em relação à gestão e governança. Na avaliação de 2017, o IGG da ANTAQ foi de 31% (323º lugar geral no ranking). No ano seguinte, 54% (123º lugar). Neste ano, cerca de 75%, bem superior à média das 378 organizações, que foi de 51,8%; e maior também que a média das agências reguladoras (60,4%).
No resumo dos resultados, além do IGG, há outros nove índices. Entre eles estão o iGovContrat (Índice de Governança e Gestão de Contratações), que a Agência obteve 93,1%; e o iGestContrat (Índice de Gestão de Contratações). Neste indicador, a ANTAQ conseguiu 88,8%. Veja outros indicadores na tabela abaixo.
Fonte: SECOM