ANTAQ a favor da concessão do canal do Porto de Santos

Diretora da agência deliberou a favor do projeto que prevê investimento de R$ 23 bilhões por um contrato de 25 anos.


Foto: Divulgação ANTAQ

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), por meio da relatoria realizada pela diretora Flávia Takafashi, deliberou a favor da abertura de consulta pública relativa ao projeto de concessão do canal de acesso ao Porto de Santos, em São Paulo. A decisão ocorreu durante a Reunião Ordinária de Diretoria (ROD) dessa quinta-feira (05). As datas das fases participativas serão divulgadas oportunamente.

A matéria chegou à Agência no segundo semestre de 2025 mas, de lá para cá, os estudos passaram por nova análise a pedido do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Com o voto da relatora favorável à consulta pública, novos documentos poderão ser anexados ao estudo, que prevê investimento de R$ 23 bilhões para a concessão do canal de acesso do Porto de Santos – valor disponibilizado ao longo de um contrato de 25 anos.

Dragagem do Canal

A limitação de profundidade no Canal de Santos é considerada uma das situações mais desafiadoras da região. Nos moldes atuais, operar navios de maior porte é desafiador – o que acaba por comprometer a celeridade das operações e, consecutivamente, a competitividade que há entre as empresas do porto. Os trabalhos atuais preveem dragagem para aprofundar o canal em até 16 metros. Entretanto, o projeto avalia a possibilidade da área passar a ter 18 metros de profundidade.

Fonte: ANTAQ

Redação

A revista digital Porto Nosso é movida por quem vive o mundo fascinante da Logística e Comércio Exterior, com o propósito de trazer informações e análises detalhadas para profissionais e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *