Brasil avança em processo de adesão ao Fórum Internacional de Transporte
Pleito brasileiro de se tornar membro efetivo do ITF é aceito pelo Conselho de Administração de Transportes; próxima etapa é apreciação do Conselho de Ministros da entidade.
O Brasil está mais próximo de integrar de forma permanente o Fórum Internacional de Transportes (ITF). O pleito brasileiro recebeu parecer favorável do Conselho de Administração da entidade internacional nessa quarta-feira (26), após reunião do colegiado em Londres (Reino Unido). A próxima etapa no processo de adesão é a apreciação do caso pelo Conselho de Ministros do ITF, que tem reunião prevista para maio de 2023, em Leipzig (Alemanha), durante a Cúpula Anual do ITF – trata-se do principal encontro da entidade.
Composto por 64 países membros, o ITF é um organismo internacional especializado em transporte. O fórum contempla todos os modais e entende o papel do transporte como essencial ao crescimento econômico, à sustentabilidade ambiental e à inclusão social. Embora autônomo, administrativamente está integrado à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Após se reunir com representantes do ITF na Europa em julho deste ano, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, enviou uma carta de interesse ao organismo internacional, destacando a intenção brasileira. Em resposta, o secretário-geral do ITF, Young Tae Kim, demonstrou “apreço” pelo interesse do país em participar de forma efetiva.
A troca de cartas é considerado um passo importante no processo de adesão plena a organizações internacionais dessa natureza. Também conta a favor apoio de outras nações. Membro observador do ITF desde 2020, o Brasil tem participado ativamente dos trabalhos da organização; por isso, a determinação do país em ingressar como participante efetivo do fórum recebeu apoio público de várias delegações.