ANTAQ apresenta Cristina Castro como nova diretora substituta
Anteriormente, a servidora estava como Superintendente de ESG e Inovação da Agência e agora vai conduzir transição na agência.

Foi publicada a Portaria nº 2 do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Frederico Dias, cujo teor traz a servidora Cristina Castro Lucas de Souza para exercer, em caráter interino, o encargo de Diretora Substituta. Cristina assume a função após o término do mandato de Flávia Takafashi.
Professora da Universidade de Brasília (UnB), a nova diretora possui dois doutorados e três pós-doutorados. É autora de livros sobre empreendedorismo, Environmental, Social e Governance (ESG que, em português, fica Ambiental, Social e Governança) e inovação, além de ter sido agraciada com diversos prêmios acadêmicos e profissionais. Até então, ocupava o cargo de Superintendente de ESG e Inovação da ANTAQ, onde liderou iniciativas estratégicas voltadas à descarbonização e à modernização do setor aquaviário brasileiro, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e às melhores práticas de ESG.
Entre as iniciativas das quais esteve à frente, destacam-se o lançamento do 1º Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Setor Aquaviário; o desenvolvimento de projeto-piloto de transição energética em portos organizados e a elaboração do Energy Book; a coordenação do Prêmio ANTAQ e do projeto Rio Limpo Amazônia Viva; a participação nas discussões do Comitê de Proteção ao Meio Ambiente Marinho (MEPC), da Organização Marítima Internacional (IMO); além da condução de ações voltadas à equidade de gênero, diversidade e prevenção ao assédio no setor aquaviário – incluindo a criação de guias orientativos e o fortalecimento de instrumentos técnicos e científicos, como a Revista Blue Research.
Como diretora substituta interina, Cristina Castro poderá ficar por até 180 dias. Após o término da interinidade, retornará ao cargo de Superintendente de ESG e Inovação da ANTAQ.
Fonte: ANTAQ
