Secretário de Portos visita a China para fomentar relações comerciais
Na oportunidade, a empresa CMPort, responsável pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá, assinou uma carta de intenção para novos investimentos no terminal paranaense.
No começo de novembro, o Secretário Nacional de Portos do Ministério de Portos e Aeroportos, Alex Avila, esteve com a diretoria da China Merchants Port (CMPort), empresa chinesa que controla o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Durante o encontro, foi assinada uma carta de intenção para novos investimentos no terminal paranaense.
Aproveitando sua viagem oficial à China, o secretário visitou o Porto de Mawan, em Shenzhen, onde teve a oportunidade de conhecer de perto as operações do terminal, incluindo o centro de controle operacional, com atividades automatizadas, e os planos de expansão. A visita permitiu uma análise detalhada da conexão estratégica entre as atividades do grupo na China e no Brasil. O Porto de Mawan movimenta anualmente cerca de 3 milhões de TEUs. “É um complexo moderno, com grande parte das operações automatizadas, com equipamentos e caminhões operados remotamente. Um modelo a ser seguido”, disse Alex.
A comitiva brasileira contou também com a presença do secretário Estadual de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex Cruz de Oliveira, e do diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. Eles foram recebidos pelo CEO do Porto, Jeffrey HE, e pelos executivos da CMPort. Em outra ocasião, a delegação foi recebida pelo vice-ministro de Transportes da China, Wang Gang, e sua equipe. Durante esses encontros, discutiram-se amplas oportunidades estratégicas, incluindo novas concessões para o canal de Paranaguá e o terminal Tecon Santos 10, com leilões programados até o final de 2025. Os executivos chineses demonstraram grande interesse em expandir suas operações no Brasil.
Durante a agenda com o Ministério de Transportes da China, foram discutidos planos para ampliar as relações logísticas entre os dois países, além de fomentar novos investimentos chineses em ativos portuários brasileiros. A Secretaria de Portos também aproveitou a ocasião para formalizar um convite ao Ministério de Transportes da China para uma visita ao Brasil, visando explorar mais de perto as oportunidades no setor portuário brasileiro, com ênfase nos 43 leilões previstos para acontecerem até o final de 2026.
“A China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil e o maior comprador de diversos produtos nacionais, como commodities agrícolas (especialmente soja), minério de ferro, petróleo e carnes congeladas – como a suína. Para atender essa demanda, os portos brasileiros desempenham um papel essencial e estratégico no comércio exterior, servindo como o principal meio de transporte para esses produtos. A infraestrutura portuária é, portanto, fundamental para manter a eficiência e a competitividade das exportações brasileiras, que têm na China um mercado vasto e crescente”, enfatizou o Secretário Alex Avila.
Fonte: MPor