Navio de 366 metros atraca pela primeira vez no Porto de Salvador

Com a chegada do navio MSC Orion, o Porto de Salvador se consolida como hub de longo curso na Região Nordeste.


Foto: Codeba

Em um marco histórico para a navegação brasileira, o Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon) recebe na próxima quarta-feira (24), o primeiro navio com 366 metros de comprimento a atracar em um cais de todo o Nordeste, sendo também pela primeira vez a operar no Brasil com carga máxima.

Com a chegada do navio MSC Orion, o Porto de Salvador se consolida como hub de longo curso na Região Nordeste. A embarcação vai operar com a capacidade máxima de 15 mil TEUs (contêiner padrão de 20 pés), o que equivale a 100 mil toneladas.

Esse tipo de operação pioneira só foi possível a partir da utilização de um sistema de calado dinâmico – ferramenta que permite o cruzamento de dados sobre as características das embarcações, ventos, correntes, ondas e marés, para otimização da utilização dos canais de acesso, em situações de restrição de quilha – o sistema ReDRAFT.

A autorização para atracamento e operação foi concedida em maio de 2024, em ação conjunta da Autoridade Portuária da Bahia (Codeba) com arrendatários e a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do 2º Distrito Naval.

A tão aguardada chegada dos navios porta-contêineres da classe 366 m, com carga total, vai permitir um crescimento exponencial na movimentação de cargas no Tecon Salvador, que é administrado pelo Grupo Wilson Sons, um dos arrendatários da Codeba.

Fonte: MPor

Redação

A revista digital Porto Nosso é movida por quem vive o mundo fascinante da Logística e Comércio Exterior, com o propósito de trazer informações e análises detalhadas para profissionais e empresas.