CONAB pede berço exclusivo para fertilizantes em São Francisco do Sul

Setor produtivo catarinense mantém preocupação com risco de desabastecimento no estado.


Foto: Porto de São Francisco do Sul

O risco de desabastecimento de fertilizantes em Santa Catarina, que gera preocupação no setor produtivo catarinense, ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira, 21/08.

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) emitiu um ofício ao Porto de São Francisco do Sul, solicitando que a autoridade portuária reconsidere o pleito para dedicação de um berço exclusivo para desembarque de fertilizantes naquele porto.

O texto, assinado por João Edegar Pretto, diretor presidente da CONAB, reforça a medida “como forma de mitigar o risco de falta de fertilizantes e aumento de preço final ao produtor”.

A CONAB afirma que existem aproximadamente 21 embarcações ancoradas, na fila de espera para desembarque do produto no Porto de São Francisco do Sul. Para exaurir a fila, seriam necessários 120 dias de operação.

O porto tem uma importância estratégica para o setor produtivo catarinense. Aproximadamente 91% da carga necessária para abastecer o Estado, chega através de São Francisco do Sul.

Sobre a CONAB

A Companhia Nacional de Abastecimento é uma empresa pública com sede em Brasília, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

A empresa está presente em todas as regiões brasileiras, com superintendências nos 26 estados e no Distrito Federal, além de 64 Unidades Armazenadoras (UA), como armazéns convencionais, graneleiros, etc, que são capazes de estocar diversos produtos agrícolas e garantir o suprimento alimentar da população. Sua missão é prover inteligência agropecuária e participar da formulação e execução de Políticas Públicas, contribuindo para a regularidade do abastecimento e formação de renda do produtor rural.

Redação

A revista digital Porto Nosso é movida por quem vive o mundo fascinante da Logística e Comércio Exterior, com o propósito de trazer informações e análises detalhadas para profissionais e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *