ANTAQ participa de missão na África do Sul sobre o setor aquaviário
Representantes da agência se reuniram com membros da PIANC e participam do 35º Congresso Mundial da associação.
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) participou de missão internacional à África do Sul para debater o setor aquaviário. Representantes da Agência se encontraram com membros da Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários (PIANC) e participam do 35º Congresso Mundial da associação, que se estende até sexta-feira (30).
O diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, e o diretor Wilson Lima Filho estiveram na missão e deliberaram acerca de diretrizes estratégicas da PIANC durante a reunião da assembleia geral e participaram de reuniões bilaterais com representantes da PIANC Bélgica e da PIANC China.
Esses encontros permitiram a ampliação do conhecimento dos projetos estratégicos da Bélgica e da China para o setor, permitindo um canal direto de troca de informações entre as instituições.
Além disso, os diretores se reuniram com o presidente mundial da associação e outros integrantes da PIANC para debater a intensificação da participação da ANTAQ nos trabalhos técnicos da Associação Mundial e a definição de estratégias para o fortalecimento da Seção Nacional da PIANC.
Na viagem, foi confirmada ainda a realização do evento PIANC AMÉRICAS no ano de 2026 no Brasil, evento que contará também com sessões dedicadas à pauta do PIANC COPEDEC, tradicional evento organizado pela instituição voltado para a discussão de soluções de engenharia portuária e costeira nos países em desenvolvimento.
Sobre o evento
O evento, que acontece a cada quatro anos, foi iniciado na segunda-feira (29) e se estende até sexta-feira, dia 3 de maio, em Cape Town, na África do Sul. Confira a programação neste link.
Nos dias 26 e 27 de abril aconteceu a assembleia geral da associação. Na ocasião, foram tomadas decisões estratégicas e institucionais para a associação. A assembleia é composta por delegações dos países membros.
A ANTAQ representa a PIANC no Brasil desde 2007, e nos últimos anos vem intensificando sua participação na instituição com o objetivo de ampliar a internacionalização do conhecimento técnico da Agência e de contribuir para que o Brasil possa participar de maneira mais ativa na elaboração desses relatórios.
Fonte: ANTAQ