Maersk Supply Service testa biocombustível neutro em carbono
O produto possibilita a redução das emissões de carbono das operações offshore, segundo a empresa.
A Maersk Supply Service deu um passo adiante em direção à operação neutra em carbono com seu novo produto, ECO Offshore. O produto tem lançamento após um teste bem-sucedido de uma mistura de biocombustível de baixo carbono com gasóleo marítimo. O produto possibilita a redução das emissões de carbono das operações offshore, segundo a empresa.
A ECO Offshore usa óleo vegetal hidrotratado (HVO), um biocombustível seguro e sustentável que substitui os combustíveis fósseis convencionais sem causar danos ou esgotamento às fontes de alimentos e oferece o mesmo desempenho dos combustíveis convencionais. A Maersk Supply Service usará o biocombustível em sua frota global.
Em 2021, o biocombustível foi testado com sucesso a bordo do manipulador de âncoras “Maersk Tender”, em parceria com a startup holandesa de tecnologia verde The Ocean Cleanup. Durante limpeza do oceano no Oceano Pacífico, o biocombustível foi misturado ao gasóleo marinho, levando a uma economia de emissões de carbono de 38,95 toneladas métricas para o teste de seis semanas. O teste confirmou o biocombustível como uma alternativa viável que não compromete a segurança ou o desempenho e não requer treinamento adicional ou atualizações de embarcações.
Fonte: Portos e Navios