Como lidar com as frustrações na carreira profissional escolhida

Para o escritor palestrante Alexandre Slivnik, autoconhecimento, inteligência emocional e confiança são fundamentais para superar esse tipo de frustração.


Qualquer pessoa está sujeita a receber um não durante sua jornada em uma carreira profissional, especialmente quando se está dando os primeiros passos em um mercado de trabalho extremamente competitivo.

De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), que realiza cursos e palestras há vinte anos, independente do que aconteça, mais importante que os erros e acertos, é a forma como as pessoas encaram esse tipo de situação. “Muitos não conseguem lidar com a falta de sucesso inicial. No entanto, as negativas fazem parte da vida de todos nós. Quanto maior a nossa maturidade e a nossa experiência, mais fácil é aceitar os nãos que a vida nos dá”, relata.

O palestrante acredita que existem algumas dicas que, se postas em prática, podem ajudar a superar esses momentos desconfortáveis na vida de um profissional. “A primeira dica que eu dou é: pense e aceite que nem tudo será do jeito que queremos que seja. As coisas vão dar errado e isso faz parte da vida. Nesse momento, o importante é ter a cabeça no lugar e entender que essa não será a primeira e nem a última vez que algo não sai como o planejado”, pontua.

Para o vice-presidente da ABTD, ter autoconhecimento também é fundamental. “Cada indivíduo deve descobrir quais são as suas principais forças e fraquezas para que eles possam evoluir onde é mais necessário. Quando sabemos quais são nossas virtudes sociais e profissionais, podemos evidenciá-las ainda mais. Quando se sabe quais são suas principais limitações, é possível trabalhá-las e aprimorá-las”, declara.

A terceira dica do especialista é ter tranquilidade e inteligência emocional. “Hoje em dia é muito importante ter inteligência emocional para lidar com as adversidades do dia a dia, do trabalho, da carreira e, até mesmo, da vida familiar. Sem um emocional equilibrado as pessoas tendem a transformar pequenos empecilhos em enormes problemas e isso pode ser prejudicial nas mais diversas situações”, alerta.

Slivnik acredita que a última e principal dica é acreditar em si mesmo. “Quando alguém recebe um ‘não’ diversas vezes, não quer dizer que ele tenha um problema para exercer as funções de sua profissão. Talvez, essa pessoa está simplesmente remando para o lado errado, por isso o autoconhecimento é fundamental para melhorar os rumos de uma carreira profissional. Para mim, as pessoas devem aceitar aquilo o que elas não podem mudar, mas mudar o que elas não conseguem aceitar”, finaliza.

Redação

A revista digital Porto Nosso é movida por quem vive o mundo fascinante da Logística e Comércio Exterior, com o propósito de trazer informações e análises detalhadas para profissionais e empresas.